Escolinha do TTC

Escola de Educação Infantil Grande Benemérito Hildo Magno

escolinha_capa

Nossa proposta é atender às diferenças individuais dos alunos, partindo do princípio de que cada criança chega ao ambiente escolar com condições culturais, materiais e familiares diversificadas. Entendemos que uniformizar o ensino não é algo positivo, pois aliena e oprime a maioria dos alunos. Pensando nisso, chegamos ao seguinte questionamento: por que não atendê-los de forma individual, satisfazendo os interesses de cada um?


O ambiente proposto pela escola é o seguinte:

  • – Buscar atender às necessidades individuais de cada aluno;
  • – Escolha das atividades que cada um quer realizar naquele dia;
  • – Organização das atividades escolhidas;
  • – Estabelecimento das regras para realização das mesmas;
  • – Auto-avaliação em grupo ao final do dia;

Escolhendo a atividade que deseja realizar, a criança conquista um espaço importante no ambiente escolar. Cada escolha é feita em grupo, através de votação (se necessário). Os alunos escolhem três ou quatro atividades por dia.

As propostas escolhidas serão realizadas dentro do TDL (sigla para Trabalho Diversificado Livre). Como foi a própria criança quem escolheu a atividade, podemos deduzir que ela está interessada em realizar aquilo que propôs. Por isso, o TDL transcorre sem problemas de desinteresse ou desmotivação.

AS REGRAS:

A tarefa da professora, que tem um planejamento pedagógico a cumprir, é de adequar o que está previsto no seu planejamento às atividades escolhidas pelos alunos, numa espécie de mediação. Entendemos que o fator social exerce mais influência em seu comportamento do que qualquer tipo de regra imposta pelo professor. Por isso, o nosso projeto é trabalhar para que a criança seja educada e tenha responsabilidade, sem o medo da punição imposta pelo responsável da sala de aula.

AUTO-AVALIAÇÃO:

Ao final de cada dia, o aluno passa por mais uma etapa no processo de ensino: a avaliação. Na Escola, a auto-avaliação é feita diariamente, em grupo, onde são discutidos os trabalhos que foram feitos naquele dia, com a mediação da professora.

O OBJETIVO FINAL:

A nossa proposta é fazer com que a criança busque o entendimento sobre todas as coisas de forma natural, estimulando o prazer no estudo. O objetivo final é a criança educada e sociável para a vida, sem a obediência por medo.

A escola tem regime de funcionamento de 2 (dois) turnos (manhã e tarde) e horário integral para a Escola Infantil. O turno da manhã trabalha das 8h às 12h, e o turno da tarde de 13h às 17h. Os alunos com horário integral, das 8h às 17h, têm atividades escolares na parte da manhã e atividade diversificadas na parte da tarde.

A Escola se propõe a atender não só os filhos de associados, como também moradores do bairro e adjacências.

Informações e agendamentos pelo telefone: [21] 3294-9330