Exposição Caronte de Vladimir Valente - 29/10/21 à 13/11/21
Sobre o artista: Vladimir Valente sempre viveu para arte. Mesmo que tenha relutado a isso no início da vida, por amor a ciência, artes marciais e filosofia. Porém aos 12 anos começou a estudar em pequenos cursos de quadrinhos. Aos 13, descobriu seu primeiro mestre: Marlon Silli. Ali ele aprendeu todos os fundamentos do desenho, pintura, escultura, anatomia, cores, luz, perspectiva e composição. Além de importantes princípios teóricos sobre arte. Aos 18 foi estudar também com Renato Ferrari. Onde aprendeu muito sobre pintura óleo, história da arte e os caminhos artísticos, que mais o influenciaram.
Restaurou prédios públicos, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Palácio Guanabara. Aos 22 anos fez seu primeiro trabalho para a igreja. A capela de São Camilo na faculdade São Camilo, no Rio de Janeiro. Aos 27 foi estudar com Lydio Bandeira de Mello. Aos 35 pintou o sacrário da igreja do Divino Espírito Santo e São João Batista em Vila Isabel no Rio de Janeiro. Aos 36 ajudou a concretizar e foi aluno no curso de pintura mural afresco na Fiocruz, com seu mestre Lydio Bandeira de Mello.
Aos 38 pintou seu primeiro mural em afresco na igreja Nossa Senhora dos Navegantes em Manguinhos, no Rio de Janeiro, como conclusão de curso. No ano seguinte, fez sua primeira exposição individual no Espaço Cultural Correios de Niterói. Também foi curador e galerista da Casa de Luzia, na Lapa.
Sobre a Exposição: Caronte é uma exposição de encerramento de uma fase, começada em sua outra exposição O anacrônico em 2018. A exposição tem o mesmo nome do quadro central dessa exibição. Sempre com temas simbolistas, a exposição fala de alguns pilares do artista: Amor, arte, filosofia, guerra e ciência. O artista deixa o receptor interpretar seus símbolos, já que se trata de um sonho.
Exposição: Caronte.
Artista: Vladimir Valente.
Data: 29/10/2021 à 12/11/2021.
Suportes e técnicas: Óleo sobre tela/ acrílico sobre madeira/ grafite e carvão sobre papel.
Número de obras: Dez pinturas e quatro desenhos. (14 Obras)